Blog da Consumo Light

O que é energia solar?

A energia solar é um tipo de energia sustentável e renovável. Para a captação desse tipo de energia, é necessária uma fonte, que nesse caso é o Sol.

A luz do Sol é captada por placas fotovoltaicas e então é convertida para energia elétrica.

Como a energia solar é captada?

Diferente da energia elétrica, a energia solar é “feita” a partir do Sol. Como já citado acima, a luz solar é captada pelas placas fotovoltaicas e então convertidas para energia elétrica.

Por este motivo, a energia solar é considerada infinita.

Como usamos a energia solar?

Podemos utilizar essa energia em residências, empresas, indústrias ou em qualquer estabelecimento que utilize energia elétrica.

Fazendo isso, além de você usar uma energia limpa, também temos gastos elétricos muito menores, impactando diretamente na sua conta de energia.

A energia solar é primária ou secundária?

Para responder essa pergunta, você precisa saber o que é uma energia primária e uma energia secundária.

As energias primárias são as que não precisam passar por transformações ou serem convertidas, como a energia do Sol ou de outros elementos naturais, como a água.

Já as energias secundárias são aquelas que precisam de alguma transformação a partir de uma fonte primária. Como é o caso da energia elétrica, que é gerada a partir de transformações sobre a energia de fontes primárias, como em uma usina hidrelétrica, por exemplo.

Sabendo disso, agora você sabe que a energia solar é primária, pois é uma energia natural do Sol.

Vantagens e desvantagens

Desvantagens

– Para instalar um sistema de painéis solares, é necessário um investimento inicial. Sim, podemos considerar os painéis solares como um investimento, já que em médio a longo prazo poderemos recuperar o valor investido e ter lucros com a economia de energia.

– Algo importantíssimo para saber antes de comprar os painéis solares é que em lugares que, por exemplo, chovem muito, chegará menos luz nos painéis, o que ocasiona na alteração da quantidade de energia produzida.

Vantagens

– A velocidade da instalação é extremamente rápida. O prazo médio para o término da instalação é aproximadamente 3 dias. Também vale lembrar que a instalação deve ser feita por profissionais capacitados para tal execução.

– Outra vantagem é que a necessidade de fazer a manutenção é muito baixa. Ou seja, dificilmente o equipamento precisará de manutenção e, quando precisar, o consumidor mesmo poderá fazer. Normalmente o que é necessário fazer é a limpeza dos módulos a cada 6 meses.

 Conclusão

 Hoje falamos um pouco sobre o que é a energia solar, como você pode obtê-la e também como usá-la.

Agora, o próximo passo é escolher qual painel solar comprar, a empresa que você vai contratar, e claro, saber se é uma empresa confiável. Até mais!

1 de julho de 2020
Categorias Energia Solar