Blog da Consumo Light

Como escolher seu painel fotovoltaico (placa solar)

Quando falamos em escolher qual painel fotovoltaico comprar, precisamos levar em conta a potência do painel, a garantia do fabricante, o tipo do painel, e principalmente, a qualidade do mesmo.

Hoje, vou te mostrar alguns dados que você precisa saber antes de comprar o seu painel. Vamos lá!

Potência do painel fotovoltaico

Primeiramente precisamos levar em conta qual a potência do painel. Quando estamos nesse quesito, falamos sobre a porcentagem de energia solar que bate na superfície da placa e se transforma em eletricidade. Quis dizer a quantidade de watts/hora por metro quadrado o painel gera de energia.

Quanto maior a potência do painel fotovoltaico, mais watts/hora por metro quadrado o painel vai gerar.

O ideal é um painel que, dentre o seu custo benefício, gere a energia que você precisa na sua residência, empresa ou qualquer local onde este vai ser instalado.

Vale lembrar também que, quanto maior a energia a ser gerada, maior também vai ser o valor do painel.

Garantia do fabricante

Existem centenas de fabricantes de painéis solares por todo o Brasil. Porém, cada um trabalha de uma forma, com condições diferentes oferecidas ao comprador. Antes de escolher comprar com tal fabricante, veja em sites como o Reclame Aqui se a empresa possui muitas reclamações e como responde aos clientes que se manifestam.

É bom ver também o site deste fabricante, ver se tem garantia, e até mesmo empresa no Brasil. Isso porque muitas das empresas de painéis solares que são comercializados no Brasil são de outros países.

Tipo do painel

Atualmente existem dois principais tipos de painéis solares fotovoltaicos. São eles:

Monocristalinos

São os painéis feitos a partir de apenas um bloco de silício. Normalmente são mais caros, pois possuem eficiência maior.

Policristalinos

Diferentemente dos painéis monocristalinos, os policristalinos possuem diversos “bloquinhos” de silício. São atualmente os mais vendidos devido ao seu custo benefício.

Qualidade do painel solar

Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre a qualidade da placa fotovoltaica que vamos comprar.

Potência do painel

Levaremos em consideração a potência e quantidade de energia que o painel vai gerar. Isso é importante para sabermos o custo benefício também.

Qualidade da moldura

A moldura é uma das partes mais importantes das placas solares, e, por isso, ela precisa ter uma qualidade muito boa.

É importante que a moldura seja ou soldada ou parafusada. Algumas empresas colam a moldura, mas isso não é tão aconselhável, porque com o passar do tempo a cola pode ficar desgastada, e qualquer “errinho” pode ocasionar em uma eficiência de energia menor.

Coeficiente de temperatura

O coeficiente de temperatura é o número que diz como o painel trata temperaturas muito elevadas. Esse número é medido e expresso em “%”.

Se esta porcentagem estiver entre 0,4% e 0,5%, é sinal de que este painel tem uma boa qualidade com relação ao coeficiente de temperatura. Coeficientes acima ou abaixo desses números não são tão recomendados.

Conclusão

Hoje você pôde ter uma base para escolher o melhor painel fotovoltaico. Com essas dicas, você vai poder escolher um bom fornecedor e também um bom painel.

Vale lembrar que nem sempre o valor da placa solar vai influenciar na qualidade. Muitas vezes pensamos que sendo caro, o produto tem maior eficiência ou qualidade, mas nem sempre é assim. As vezes pensar no custo benefício é melhor.

2 de julho de 2020