Blog da Consumo Light

Como é a fabricação de um painel fotovoltaico?

Você é daqueles que tem curiosidade em saber como as coisas são feitas? Se sim, você está no lugar certo.

Hoje, você verá como é a fabricação dos painéis fotovoltaicos, assim como qual a preparação que as peças recebem antes de chegar no local de instalação, vamos lá?

Elementos necessários para a fabricação do painel solar

Primeiro, é importante saber quais os elementos e componentes necessários que formam um painel fotovoltaico.

A seguir, uma lista com os principais componentes:

  • Moldura de alumínio;
  • Vidro especial;
  • Encapsulante (EVA);
  • Células fotovoltaicas;
  • Encapsulante (EVA);
  • Blacksheet;
  • Caixa de junção;

Agora que você já sabe o que compõe um painel fotovoltaico, está na hora de saber o que cada um desses componentes faz.

Moldura de alumínio

Por cima de todo o painel é colocado uma moldura para, além de proteger as placas solares, garantir a proteção do painel, evitando trincas nas células.

Vidro especial

Este é um tipo de vidro fabricado especialmente para esta função. É um vidro temperado, com uma espessura de 4mm e é extremamente puro. Isso para que uma maior quantidade de luz solar consiga passar pelo vidro.

Encapsulante (EVA)

Este componente possui a finalidade de proteger as células fotovoltaicas. Como protetor de raios ultravioleta, o Encapsulante também protege contra temperaturas muito elevadas. Vendo que o Encapsulante é bastante importante para a proteção do painel solar em si, utilizam-se duas camadas deste protetor.

Células fotovoltaicas

Um componente também ultrapuro, feito a partir de cristais de silício. São exatamente essas células as responsáveis por transformar a luz solar em energia elétrica.

Blacksheet

O Blacksheet é um material plástico que fica localizado na parte posterior do painel solar. Têm como principal função proteger as células fotovoltaicas e também agir como um isolante elétrico.

Caixa de junção

Também localizada na parte posterior do painel solar, a caixa de junção tem como principal objetivo interligar eletricamente as células fotovoltaicas.

Agora que você viu quais componentes são utilizados para a fabricação de um painel fotovoltaico, podemos prosseguir para a fabricação.

Então, como é a fabricação desses painéis?

Começando do básico, o primeiro passo é fazer a limpeza do vidro especial. Em uma máquina específica, o vidro é limpo com água em osmose reversa, após isso, é limpa para que não haja bolhas no painel depois de pronto.

Com o vidro limpo, já partimos para o processo mais delicado da montagem do painel. As conexões das células fotovoltaicas. Aqui, todas as células são interligadas umas às outras por micro fios de cobre ou alumínio.

Nesta etapa, também sendo extremamente delicada, as células que foram interligadas na etapa anterior, agora são colocadas sobre o vidro e as encapsulantes.

Agora, são soldadas de maneira simples e manual as strings de células, assim, criam uma interligação elétrica. Nesta mesma etapa, a segunda folha do EVA é posicionada sobre a matriz de células, e depois a Blacksheet em cima do EVA.

Agora, partimos para o processo da laminação. Aqui, o que já foi montado do painel entra em uma máquina especial com altas temperaturas. Isso para que os elementos e componentes possam se fundir, garantindo uma maior durabilidade do painel.

Logo após esse processo de junção das partes, é retirada toda a rebarba que ficou.

Partindo para os detalhes finais, nesta etapa é feita a instalação da caixa de junção. Normalmente, essa caixa é fixada com silicone, mas também pode ser colada com fita dupla-face.

Chegou a hora de fazer os testes. Antes de ser enviada para o destino, a placa solar é enviada a um laboratório para participar de alguns testes. Isso para garantir que a fabricação foi completamente perfeita, sem erros e/ou danos.

Conclusão

Bom, vimos aqui que é um longo processo para que tudo fique em perfeito estado e chegue da melhor maneira no seu destino.

Por ser um processo um pouco complicado, para trabalhar na área é necessário um longo treinamento. Bom, por hoje é isso, até mais!

Por lands
9 de julho de 2020
Categorias Sem categoria